visitas

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

03/janeiro/2014- 1ª sexta-feira

Coração de Jesus, nossa paz.

O coração humano está sedento de paz, pois é a paz que brota do Coração de Jesus que deve reinar em todos os corações. A paz é fruto do Espírito, é a vida eterna antecipada aqui na terra, transcende toda inteligência, persiste na tribulação, brilha em nossas relações. A paz é, ainda o fruto do sacrifício de Jesus. Sua presença é a fonte e a realidade da paz: eu vos deixo a paz,  eu vos dou a minha paz. Essa paz não está ligada à sua  presença corporal, mas à sua vitória sobre o mundo. Felizes os que praticam a paz.

Pe. Antônio Francisco Bohn
fonte:

terça-feira, 1 de outubro de 2013

04/outubro/2013  - 1ª sexta-feira do mês

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

INTENÇÃO GERAL: Os angustiados
Apesar de nosso mundo apresentar admiráveis progressos em diversas áreas, como a Psicologia, vivemos em cidades onde se torna cada vez mais difícil visitar parentes e amigos, e os casais têm cada vez menos filhos. Cresce o número de divórcios. Há uma praga de abusos físicos e morais no interior das casas. A mídia vende imagens de paraísos artificiais e novos bens, que nos incitam a querer cada vez mais. No meio de tantas tensões as pessoas se percebem isoladas, incapazes e infelizes. Cresce o apelo às drogas que aumentam a desgraça para seus dependentes, familiares, amigos e a sociedade. No meio de tanta confusão e excitação, a vida interior padece. Pais já não ensinam seus filhos a rezar, a não ceder a todo desejo, a cumprir deveres. O discurso de direitos vai constituindo uma espécie de egoísmos de grupos, que brigam pela precedência em tudo. Há guerras e rumores de guerras. Corrupção e criminalidade impunes nos atormentam. Há um clima que leva desespero e angústia a muitos corações. A tentação de suicídio aparece. Nossa oração pode alcançar a força da esperança para eles. Nossa Senhora da Boa Esperança, rogai por nós.

INTENÇÃO MISSIONÁRIA: Jornada Missionária Mundial
A Mãe Igreja confortada pelo Espírito Santo, não perde o ânimo missionário. Ela foi enviada a todos os povos, para fazer, com verdade no amor, discípulos de Jesus, batizados em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A primeira onda missionária ocorreu na força do Pentecostes. Sabemos do extraordinário fruto do trabalho de São Paulo. O Evangelho se espalhou pelo mundo afora. Missionários abnegados tocaram o coração dos indígenas e dos africanos. A santidade nesses grupos humanos é testemunho de que não foi a força armada que os trouxe ao amor de Cristo. O Brasil que recebeu tanto de  missionários e missionárias, por sua vez, envia-os a diferentes lugares como a Ucrânia, Romênia, Cazaquistão, África, China... Neste mês, a Igreja realiza a Jornada Mundial Missionária, e o Santo Padre encarrega o AO de sustentar, com a força divina  da oração, esta iniciativa. Respondamos com zelo! Se tivermos meios, não deixemos de sustentar com a partilha do que Deus nos dá o empenho evangelizador da Igreja.
OFERECIMENTO DIÁRIO
Deus nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês: para que as pessoas que se sentem angustiadas, até mesmo a ponto de desejar o fim desta vida, percebam a proximidade amorosa de Deus. E que a Jornada Missionária Mundial nos anime a ser não só destinatários, mas também anunciadores da Palavra de Deus

 Fonte:
Bilhetes mensais do Apostolado da Oração no Brasil

Edições Loyola

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

06/setembro/2013 - 1ª sexta-feira do mês

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

INTENÇÃO GERAL: Nossos  contemporâneos e contemporâneas
Nós nos habituamos a tudo! Há quem se habitue a uma dieta vegetariana. Em compensação, os esquimós vivem muito bem com uma dieta de carne de foca e peixe. É extraordinária nossa capacidade de adaptação! O outro lado da moeda é que o hábito se torna uma força imensa. Se o hábito é bom, por exemplo, ir à Missa todos os domingos, ótimo: o hábito é uma “virtude”. Se o hábito é ruim, como fumar, isto é péssimo: um vício! Houve tempo em que gostávamos do silêncio. Os poetas louvavam as noites serenas e o canto da passarada nas auroras. Hoje nos habituamos com barulho. Mesmo no meio do ruído, dá para perceber pessoas com fones no ouvido que deixam escapar um tremendo “baticum”! E a voz de Deus, maravilhosa como o rumor de muitas águas ( AP.1,15), águas do mar nas praias, não é percebida! Já não sabemos o que é uma casinha sossegada como a casa de Nazaré! Fica muito difícil ouvir a voz do Senhor, que fala na brisa mansa. Rezemos para amar o silêncio, onde podemos escutar o sopro gentil do Espírito Santo!

INTENÇÃO MISSIONÁRIA: Cristãos perseguidos
Bento XVI disse em seu pontificado, em uma de suas falas das quartas-feiras, ao povo reunido na Praça de São Pedro para a oração do Anjo, que a consolação do Espírito não é somente um alívio, mas também ânimo na hora difícil. Podemos lembrar a imensa consolação de mártires, como São Maximiliano Kolbe, condenado a morrer de fome e sede, sem roupas, em uma cela de um campo de extermínio nazista. Ele ajudou espiritualmente seus nove outros companheiros de tormentos, até puxando cânticos. Foram partindo um a um. Só ele, envelhecido e tuberculoso, resistiu até os carrascos o assassinarem com uma injeção. Sua consolação não veio na forma de alívio da sede e da fome cruéis, mas no ânimo sobrenatural com que esperou a libertação da Irmã Morte! Assim, Jesus foi consolado pelo Espírito do Pai na Cruz. Quando rezamos pelos cristãos perseguidos, pedimos que possam viver em paz, livres dos seus inimigos, mas também pedimos que não lhes falte coragem para enfrentar a injustiça e os tormentos.

OFERECIMENTO DIÁRIO
Deus nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês: para que os homens e mulheres de nosso tempo, tantas vezes mergulhados no barulho, redescubram o valor do silêncio e saibam escutar a Deus e aos irmãos. E que os cristãos perseguidos possam testemunhar o amor de Cristo.

 Fonte:
Bilhetes mensais do Apostolado da Oração no Brasil

Edições Loyola









              

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

02/agosto/2013 - 1º sexta feira do mes
Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

INTENÇÃO GERAL: Pais e educadores
Coisa bonita educar! Coisa difícil e trabalhosa educar! O Senhor levou milênios preparando corações e mentes até fazer Aliança com Abraão, renová-la com Moisés e chegar, enfim, a mostrar seu coração e sua Face de Mestre ao nos revelar seu santo Evangelho. Nosso bem-aventurado Papa João XXII, “ o bom Papa João”, chamou a Igreja de Cristo de “Mãe e Mestra”. Ela, como seu divino Fundador, vem tentando aprender e ensinar a doutrina da Salvação há dois milênios completos, e entra, agora, no terceiro milênio. Entretanto, como cantou a Virgem Santíssima, a misericórdia de Deus vai de geração em geração. Cada nova geração precisa aprender para crescer “em idade, sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens”. Desse modo, enquanto houver este céu e esta terra, a missão belíssima de educar há de seguir adiante! Os primeiros educadores são os pais. Hoje, os governos aceitam seu dever de promover a educação. Mestres e mestras sempre foram importantes, com seu treino, seu carisma e seus estudos, na tarefa de educar. Hoje, falamos de “trabalhadores do ensino”: merendeiras, pessoal da manutenção, pessoal administrativo, todos participam! Cada vez mais sentimos também a responsabilidade social da mídia na formação e na educação. Na verdade, rezamos por uma multidão de pessoas com o santo Padre.

INTENÇÃO MISSIONÁRIA:  Igrejas locais na África
Nas terras africanas, a Igreja tem visto se multiplicar seus filhos e suas filhas. Talvez os sofrimentos daqueles povos, milenarmente vítimas de escravidão e opressões, os levem a abraçar melhor Cristo e sua Santa Cruz. Em um continente constantemente dilacerado por guerras e pela exploração de poderes corruptos, a construção da paz e da justiça, inspiradas no Evangelho, é de primeira necessidade. A paz e a justiça verdadeiras são dons de Deus. Elas vêm da verdade no amor. A paz pela qual rezamos não provém de um poder policial e militar, que se impõe à força. Ela é irmã da liberdade para fazer o bem, para criar, para ajudar. A justiça é a justiça do Pai, que ama esperando o filho pródigo, e ama indo buscar o filho mais velho ressentido e rancoroso. Assim, ele faz justiça aos filhos, levando-os a partilhar a festa da casa paterna! Rezemos!
  
OFERECIMENTO DIÁRIO
Deus nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês: para que os pais e educadores ajudem às novas gerações e crescer com uma consciência reta e vida coerente. E que as Igrejas locais na África, promovam a construção da paz e da justiça na fidelidade do Evangelho..

Fonte:
Bilhetes mensais do Apostolado da Oração no Brasil

Edições Loyola




segunda-feira, 8 de julho de 2013

05/julho/2013- 1ª sexta- feira do mês


INTENÇÃO GERAL: Jornada Mundial da Juventude
O Coração católico do Brasil vibrou, quando o Santo Padre Bento XVI teve a iniciativa de escolher Aparecida para sediar a Conferência dos Bispos da América Latina e do Caribe. Vibrou novamente, quando ele escolheu o Rio de Janeiro para seu encontro com a Juventude Católica do mundo todo, neste mês de julho, compromisso a ser cumprido pelo Papa Francisco. O coração dos Apóstolos e Apóstolas da Oração, sem dúvida, vibra agora também, porque o Papa nos confia rezar para que esse acontecimento transcorra em paz, e para que um testemunho do amor do Coração de Jesus transpareça em todos os participantes. O resultado será um aumento de paz, alegria  e esperança pelo mundo afora!

INTENÇÃO MISSIONÁRIA: Evangelização na Ásia
As vezes não nos lembramos de que o cristianismo nasceu na Ásia! Israel é um país asiático, e Jesus, Maria e José eram asiáticos. As primeiras grandes Igrejas estavam na Palestina, na Síria, na Ásia Menor... Há, na Índia, uma comunidade cujas raízes bebem na pregação do Apóstolo São Tomé. Hoje, temos Bispos e Dioceses no Japão, na China, na Sibéria. Temos também Igrejas na Mongólia, o coração da imensa Ásia. Há muitos belos e fortes pontos de contato com o confucionismo chinês e o budismo, que ocupam lugar de relevo nos corações e nas mentes desde o Ceilão até o arquipélago japonês, passando pelas alturas do Himalaia! Toda essa área é chamada, no nosso lado do mundo, de “Oriente”. Os países asiáticos próximos ao Mediterrâneo, fronteiros à África e à Europa, são o “Oriente Próximo”. Outros países mais distantes, como o Irã, constituem o “Oriente Médio”. Países como o Japão e a China são chamados de “Extremo Oriente”. O Coração de Jesus quer que o Evangelho seja anunciado hoje, também em toda Ásia: “Ide, fazei de todos os povos discípulos, batizando-os em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). É impossível ter a alegria da Fé e guardá-la só para nós mesmos! Temos de gritar, cantar, testemunhar: “Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai!”; para que “ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra !”.
  
OFERECIMENTO DIÁRIO
Deus nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês: para que a Jornada Mundial da Juventude no Brasil, anime a todos os jovens cristãos a se tornarem discípulos e missionários do Evangelho. E que as portas em toda Ásia se abram aos mensageiros do Evangelho.

 Fonte:
Bilhetes mensais do Apostolado da Oração no Brasil
Edições Loyola ( fone: 11-3385-8555)
















quinta-feira, 6 de junho de 2013

07/junho/2013 - Solenidade do Coração de Jesus

Na solenidade do Coração de Jesus, somos convidados a contemplar a Cristo, o homem de coração novo, na integridade do ser humano, cheio do Espírito de Deus. Esta plenitude manifesta-se na mansidão e humildade de coração, que o torna aberto ao amor do Pai e cordial na relação com os outros, até dar a vida por eles. Do seu Coração trespassado na cruz, recebemos o dom do Espírito, que nos reconcilia com o Pai e entre nós. Estamos conscientes dos nossos limites e sensíveis ao drama da miséria, da injustiça e dos atentados à dignidade das pessoas e à integridade da criação. Mas o Espírito guia-nos pelo caminho do coração, aprendendo de Jesus, para nos pormos ao serviço da reconciliação e colaborar na construção

de um mundo novo, onde reine a justiça e a paz, segundo o projeto de Deus.
Embora o Sacratíssimo Coração de Jesus seja honrado na primeira sexta-feira de cada mês do ano, hoje (sexta-feira) nós celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. A Devoção ao Sagrado Coração de Jesus remonta ao século XI, depois ao longo do século XVI,  havia uma devoção particular ao Sagrado Coração muitas vezes ligada à devoção às Cinco Chagas de Nosso Senhor. A Primeira Festa do Sagrado Coração foi comemorada no dia 31 de agosto de 1670, em Rennes, na França, graças aos esforços do Padre Jean Eudes (1602-1680). De Rennes, a propagação da devoção espalhou-se, mas tão sómente depois das visões de Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690) é que se tornou universal. Em todas essas visões, o Sagrado Coração de Jesus desempenhou um papel central. Nas aparições Nosso Senhor deu à Margarida Maria Doze Promessas àqueles que venerassem Seu Sagrado Coração.  No dia 16 de junho de 1675, durante a oitava da Festa de Corpus Christi, numa aparição, Jesus Cristo pediu a Santa Margarida Maria , que pedisse para que a Festa do Sagrado Coração fosse celebrada na sexta-feira após a oitava (ou oitavo dia) da Festa de Corpus Christi,ou 19 dias após o domingo de Pentecostes, em reparação pela ingratidão dos homens para com o Seu Santo Sacrifício.         

Esta devoção está, pois, intimamente ligada ao Santo Sacrifício da Missa. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tornou-se bastante popular após a morte de Margarida Maria, em 1690.  Embora inicialmente a Igreja tivesse dúvidas sobre a validade das visões,  antes ainda de 1765 a Festa já era celebrada oficialmente na França. Quase 100 anos depois, em 1856, o Papa Pio IX, a pedido dos Bispos Franceses, estendeu a festa à Igreja Universal.  “Na linguagem Bíblica” , embora a palavra coração “indique o centro da pessoa, onde os seus sentimentos e intenções habitam”, o Coração do Redentor representa além de tudo o Seu Amor por toda a humanidade, a Sua Misericórdia Infinita. Praticar a devoção ao Sagrado Coração de Cristo, portanto , significa adorar aquele Coração que nos amou até o fim, que foi trespassado por uma lança e do alto da Cruz derramou sangue e água, uma fonte inesgotável de vida nova.  A Festa do Sagrado Coração de Jesus  é antes de tudo uma chamada Eucaristica, porque na Hóstia Sagrada , Nosso Senhor está verdadeiramente presente e Ele oferece a cada um de nós Seu Coração, Seu Amor Misericordioso. Passar o tempo na presença Eucarística do Senhor , adorá-LO, é a melhor expressão da Devoção ao Seu Sagrado Coração. 
Eis o Coração que amou a humanidade!”
O mais profundo desejo do Coração de Jesus é que descubramos o quanto Ele nos ama, e a extensão de Seu terno Amor por todas as criaturas que, arrefecidas por seu egoísmo, olham somente para dentro de si, e  parecem ter até medo de se deixarem ser  amados incondicionalmente por Seu Criador, que nada  pede e ama por pura gratuidade.Muitas vezes, ao longo de toda história, os Sumos Pontífices lembraram a humanidade que, sem Nosso Senhor, a vida não tem significado real, e o homem ainda tateia no escuro para encontrar a si mesmo! Como a sociedade, a cultura, a economia, a política hoje precisam abrir-se a este Sagrado Coração! Quanto necessita redescobrir o Coração Misericordioso, o Amor Infinito de Deus que se revela em nossas vidas quando nos abrimos para Ele. É verdade que quanto mais o homem se cerca de mil coisas, mais ele perde o principal, mais ele se distancia de Deus,  menos ele corresponde a este Amor amando-O. Nesta festa devemos ter atenção em Jesus presente na Santíssima Eucaristia e devemos refletir sobre o Amor incondicional de Deus e sobre a Misericórdia Infinita simbolizada pelo Seu Coração.É preciso aproximarmos de Jesus e é por meio da Adoração Eucarística que somos “abertos” a partir de dentro pelo Seu trabalho invisível em nós. A Santíssima Eucaristia, celebrada e adorada, como a Igreja nos ensina, é o maior e mais eficaz tesouro da nossa salvação, um tesouro infinito que deve ser salvaguardado com profundo  respeito e profunda devoção. É extremamente necessário lembrarmos aqui que perto do Coração do Filho é o Coração da Mãe a quem a Igreja celebra  no dia após a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Diz o Santo Padre : “ O Coração que se assemelha ao de Cristo  mais do que qualquer outro é, sem dúvida, o Coração de Maria, Sua Mãe Imaculada, e por isso mesmo a liturgia os detém juntos para a nossa veneração”. Confiemos o mundo inteiro, o Santo Padre, nossa Santa Igreja, todo o Clero, nossa Diocese, nossa comunidade, nossa família , nosso coração, todo nosso ser e  missão aos Sacratíssimos Corações de Jesus e Maria, para que todos juntos possam  experimentar o Amor misericordioso de Deus e conheçam a verdadeira Paz.


                                ORAÇÃO
“Ó Coração de Jesus, vimos consagrar-Lhe as nossas pessoas e nossas vidas. Entregamos as nossas ações, nossos desejos, nossos problemas e os nossos sofrimentos. Entregamos-Lhe nossa Santa Igreja, o Santo Padre, todo o Clero,nossas Dioceses, nossas Comunidades, nossos benfeitores, nossos amigos e inimigos, nossas famílias , nossa missão e todo nosso ser. Queremos viver somente para honrá-LO , amá-LO e trazer-Lhe Glória. Fizemos uma decisão e não queremos mudar: o de  pertencermos totalmente a Vós, fazer tudo por Vosso Amor, e renunciar de todo o coração  a tudo que possa desagradá-LO. Tu serás sempre o coração do nosso desejo. E o objetivo dos nossos esforços será sempre para Te amar cada vez mais e torná-LO também conhecido, amado e servido pelas almas às quais nos enviar. Por isso , Vos levamos , Ó Sagrado Coração de Jesus, como o principal objeto do nosso amor, como Aquele que protege nossas vidas, guarda nossos apostolados, nossa missão e como Aquele que prevê um remédio para a nossa incompetência, nossa infidelidade, e nossa instabilidade. Vós também sois a nossa satisfação diante de todas as deficiências em nossas ações, porque Tu és Aquele que responde por nós, És também nosso poderoso auxílio durante toda a vida e nosso refúgio seguro na hora da nossa morte.  Vós sois o amigo fiel e íntimo do nosso coração. O único que não nos engana nem trai. Vós sois também nossa riqueza”.

fontes:
www.scj.org.br
www.ultimasmisericordias.com.br

07/junho/2013 - 1ª sexta-feira do mês


INTENÇÃO GERAL:  Cultura do diálogo
O  Santo Padre Paulo VI dava grande importância ao diálogo. Uma de suas cartas ao Povo de Deus foi sobre esse tema tão decisivo para a promoção da paz entre as pessoas, no seio das famílias e entre os povos. Temos belos exemplos de diálogo em Cristo: quando ele recebe Nicodemos, para uma longa conversa noite adentro, quando ele provoca a samaritana para o diálogo, que a leva à conversão. Esses e outros exemplos de Jesus influenciaram os apóstolos, quando tiveram uma grande discussão sobre se era ou não necessário obrigar os pagãos convertidos a primeiro se fazerem judeus e, só depois, cristãos. Enquanto discutiam, nada se resolveu, e as cabeças esquentaram e os corações esfriaram. Somente quando Pedro  falou, depois Tiago, todos em silêncio, dando ouvidos, e assim por diante, as cabeças esfriaram e os corações esquentaram e a solução, querida pelo Espírito Santo, surgiu. Da discussão não nasce a luz, do diálogo, sim! O Papa Paulo VI nos lembrava de que para acontecer diálogo, é preciso haver honestidade, boa vontade. Rezemos pela cultura do diálogo entre nós, nas nossas famílias e entre os povos!

INTENÇÃO MISSIONÁRIA: Nova evangelização
Houve tempos em que as famílias iam junto à Igreja nos domingos, as pessoas costumavam fazer sinal da cruz quando passavam diante de uma igreja, e ninguém discutia ao ver um Crucifixo em lugar público ou em repartição. Com o tempo, com os dias lotados de ocupações, com a diminuição das famílias e a solidão, da transmissão de valores em casa, na escola, no ambiente social, a sociedade se tornou mais mundana, secularizada. Hoje, há um ateísmo militante, que quer empurrar para o íntimo de cada qual a liberdade religiosa. A sociedade não deve aceitar nenhuma manifestação religiosa ou influência, pois seria ameaçada de conflitos. Enfim, de um tempo em que a falta de religião era considerada um mal, passamos a uma época em que a religião é tida como um perigo a ser cuidadosamente isolado. Jesus, porém, não acende sua luz, a luz do Evangelho, senão para iluminar a todos. Ele anunciou o Reino de Deus, que não é como o deste mundo, mas é para ser implantado entre nós, nos nossos dias. Por isso, o Papa nos pede que rezemos com ele: a nova evangelização dos povos e culturas é um bem! Comecemos em casa e nas nossas paróquias.

 OFERECIMENTO DIÁRIO
Deus nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês: para que prevaleça entre os povos uma cultura de diálogo, escuta e respeito mútuo. E que nos ambientes onde mais se percebe a influência do secularismo, as comunidades cristãs possam promover com eficácia uma nova evangelização.
 Fonte:
Bilhetes mensais do Apostolado da Oração no Brasil

Edições Loyola






04/junho/2013.
Zeladoras da Paróquia São Benedito, participam do 1º dia do Tríduo em louvor ao Coração de Jesus
outras fotos em:
http://apostoladodaoracaolimeira.blogspot.com

domingo, 19 de maio de 2013


Mais uma vez os membros do 

Apostolado da Oração se reúnem na

 NOVENA DE SANTA RITA DE CÁSSIA.










Neste dia 17/maio/2013, as zeladoras e zeladores do

 Apostolado da Oração  compareceram na Matriz de 

Santa Rita de Cássia-Limeira-SP, para celebrar o

 5o Dia da Novena de sua padroeira.


Padre Synval, pároco e Padre Gilson o presidente da celebração






sexta-feira, 3 de maio de 2013

03/maio/2013 - 1a Sexta-feira do mês

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Vamos refletir com os BILHETES MENSAIS do Apostolado da Oração no Brasil


INTENÇÃO GERAL: Responsáveis pela Justiça
No Antigo Testamento, lemos terríveis crimes cometidos por intermédio dos maus juízes. Um exemplo clamoroso  foi a condenação de Nabot.  Seu  único “crime” foi o de não querer vender sua vinha ao rei Acabe. A mulher deste rei, Jezabel, promoveu  um julgamento com testemunhas falsas, e condenou à morte Nabot.(IRs 21)  Outro julgamento pervertido com mentirosas testemunhas foi primeiramente o de Jesus no Sinédrio, e  depois por Pilatos. Nos países  governados por ditadores, temos a triste experiência de que a justiça é colocada a serviço  dos poderosos de plantão. Em outros lugares, como o Brasil, as leis são feitas de modo que deixam brechas para que  os malfeitores altamente colocados escapem, graças a advogados famosos e muito bem pagos.  As pessoas procuradas pela polícia internacional são autoridades políticas entre nós. Outro grande problema é a excessiva lentidão e o alto custo da justiça. Muita gente humilde e sofrida prefere levar o prejuízo a dar queixa ou entrar com um processo. Ouvimos muito  frequentemente dizer: “O caso?  Ah!  Está “rolando na justiça”. Assim, vamos rezar com ânimo este mês, confiando ao  Coração do Justo Juíz a conversão e a perseverança no bem dos nossos magistrados.

INTENÇÃO MISSIONÁRIA: Seminários
 Os Seminários são uma bela iniciativa, que devemos em grande parte à caridade pastoral de São Carlos Borromeu.  Chamam-se “seminários”  , lembrando “semeadura”  onde se cultivam vocações ao sacerdócio. Ser sacerdote é participar do Único Sacerdócio de Cristo Jesus. Portanto, o discernimento e a formação de vocações estão no coração de Jesus. Não há bom Padre, fiel Pároco, que não tenha sido um bom seminarista. Por isso, uma das obras mais importantes é a obra das Vocações Sacerdotais. Quanta gente humilde dá sua modesta e sagrada colaboração para que nada falte aos seminaristas! No entanto, não há paraíso nesta terra sem serpente! Alguns seminários carecem de bons reitores, bons espirituais, bons estudos... Há muito que fazer! Como lemos no Livro do Apocalipse, há Bispos que precisam “comprar” do Senhor um bom colírio para curar sua cegueira em relação aos seminários, tão necessários para o bem da Igreja e da humanidade. O Papa mostra que não se esqueceu da grave ferida que maus Padres fizeram em pessoas, crianças e jovens, a seus cuidados, e, por isso, pede que estejamos vigilantes na oração.

OFERECIMENTO  DIÁRIO
Deus nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje, minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se a Ti  na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia, para que eu possa  ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês:  para que os responsáveis por administrar a justiça ajam sempre  com a integridade e consciência reta. E que os Seminários, em particular os que se encontram em Igrejas de missão, formem pastores segundo o Coração  de Cristo, inteiramente dedicados ao anúncio do Evangelho.
fonte:
Bilhetes Mensais do Apostolado da Oraçao 
Edições Loyola


sexta-feira, 5 de abril de 2013

05/abril/2013 - 1ª sexta-feira do mês

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

INTENÇÃO GERAL: Celebração da Fé
Nosso querido e saudoso Papa João Paulo II começou seu pontificado pedindo que não tivéssemos medo. Deu nova visibilidade à Fé, reunindo multidões em suas visitas apostólicas a todas as partes do mundo, inclusive nas três visitas pastorais ao Brasil. Foi dele também a esplêndida iniciativa das Jornadas Mundiais da Juventude. Assim, até mesmo a mídia foi levada a tomar conhecimento do anúncio pelo qual somos responsáveis. Imitamos, sempre de novo, nosso Mestre, Jesus, que reunia multidões e proclamava, então, a Boa-Nova do Reino de Deus. O Santo Padre Bento XVI continua a nos convocar, estimulando não somente esses encontros, mas, como João Paulo e seus antecessores, nossas queridas procissões, como a do Corpo e Sangue de Cristo. Discípulos-missionários, os membros do AO tornam visível essa proclamação com suas belas fitas e gloriosas bandeiras do Sagrado Coração. Na Cruz, a lança do centurião romano tornou visível esse Coração a nossos contemporâneos. Há muitos anos, os Papas reúnem multidões na Praça de São Pedro, cada quarta-feira, para rezar a bela e evangélica oração do Anjo do Senhor. Houve um ano em que, no Brasil, tocaram sinos de todas as Igrejas ao meio-dia na festa de nossa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida. É bonito darmos testemunho juntos da beleza da nossa Fé!.

INTENÇÃO MISSIONÁRIA: Igrejas locais e territórios de missão
Lemos no Livro dos Atos, nas Epístolas e no Apocalipse como a Fé foi gerando comunidades a partir da pregação e do testemunho dos Apóstolos e de homens e mulheres – como Apolo, Áquila, Priscila – chamados e enviados! Essas comunidades, as reuniões ou as assembléias dos cristãos, eram chamadas na língua comum daqueles tempos de “igrejas”. Os Papas antigos enviaram missionários aos países da Europa ainda pagãos; Santo Agostinho d a Cantuária, São Bonifácio, Santo Oscar... Os Santos Cirilo e Metódio foram os pioneiros da evangelização dos povos eslavos ( russos, poloneses, ucranianos etc.) Do Egito, cristãos penetraram até a Etiópia, ainda hoje nação profundamente amante de Jesus e do seu Evangelho. Nós, do Brasil, somos gratos a santos missionários como o Bem-aventurado José de Anchieta. Na recente Conferência Latino-americana dos Bispos em Aparecida, os Bispos nos enviam como discípulos-missionários. Rezemos! Participemos!

OFERECIMENTO DIÁRIO
Deus nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês: para que a celebração pública e orante da Fé seja fonte de vida para os que crêem. E que as Igrejas locais e territórios de missão sejam sinais e instrumentos de esperança e ressurreição.

Fonte:
Bilhetes mensais do Apostolado da Oração no Brasil
Edições Loyola



sexta-feira, 1 de março de 2013

01/março/2013 - 1ª sexta feira do mes

INTENÇÃO GERAL: Respeito à natureza
Dizem que há um povo mexicano que, antes de arar a terra para a semeadura, pedia-lhe desculpas por feri-la e prometia só fazê-lo na medida do necessário para ter o que comer, pois ele também era filho da Mãe Terra. Essa atitude nos pode ensinar a não tratar a terra, o ar e as águas como coisas sem importância. Esses elementos são preciosos dons do Criador, assim como todos os seres vivos. Até aqueles dos quais não gostamos ou temos medo fazem parte da magnífica sinfonia da natureza. Devemos tomar cuidado para não nos afogar ou não morrer de sede no deserto, para não ser vítimas de picadas dolorosas ou mordidas venenosas, mas também devemos tomar cuidado para não extinguir espécies e romper o belo equilíbrio do nosso meio ambiente. Esta terra e estes céus são nossa casa. Estamos sendo insensatos, envenenando, poluindo, dilapidando nossa única residência, nosso único porto seguro. De fato, até hoje, não conhecemos outro planeta como a Terra. Até agora, nós somente temos a Terra. O Santo Padre nos inspira cuidado com a natureza e nos chama à responsabilidade. Rezemos e, se nos for dada oportunidade, trabalhemos por atos concretos de respeito à natureza.

INTENÇÃO MISSIONÁRIA: Bispos, sacerdotes e diáconos
Hoje em dia, dificilmente um Bispo, um Padre ou um Diácono pode deixar de ser – se tiver Deus no coração – um discípulo missionário. Ao ler o Evangelho, os Atos, as Epístolas, eles são constantemente confrontados e inspirados pelos exemplos dos primeiros apóstolos e evangelistas, fundadores de igrejas, que deram a vida, como bons pastores, pelo rebanho que lhes ia sendo confiado. Em cada uma de nossas Paróquias ou Dioceses há pessoas precisadas da Luz de Cristo, que não acendeu lâmpadas para colocá-las em lugar escondido. Contudo, infelizmente, há quem peça e aceite ser ordenado, e deixe de lado o cultivo de sua vida interior, o zelo atento pela própria alma e pela alma dos outros. Uma pessoa assim se esquece da Missão e torna-se uma aproveitadora dos bens da Igreja. Como já dizia Santo Agostinho, ela entra para o grupo de maus pastores. Portanto, o Santo Padre, ainda dolorido com tantas quedas e crimes que tem desfigurado a Face da Igreja, a Esposa de Cristo, pede nossa oração para que o Espírito Santo leve o clero a viver o ideal da Missão, incansavelmente, como Pedro, Paulo, Tito, Timóteo...

OFERECIMENTO DIÁRIO
Deus nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês: para que cresça o respeito à natureza, obra de Deus confiada a nossa responsabilidade. E que os Bispos, Padres e Diáconos sejam incansáveis anunciadores do Evangelho até os confins da terra.
Fonte:


             
Bilhetes mensais do Apostolado da Oração no Brasil
Edições Loyola







sábado, 5 de janeiro de 2013


01/fevereiro/2013 - 1ª sexta-feira do mes 
INTENÇÃO GERAL: Famílias migrantes
Em janeiro o Papa dirigiu nossa atenção para a grave situação por que passam as comunidades cristãs no Oriente Próximo e Médio. São, sobretudo, essas comunidades que vão diminuindo pela emigração de seus membros para países como o nosso Brasil. Há outras situações de miséria nacional, de perseguição política – às vezes disfarçada de religiosa – que fazem pessoas, famílias e populações saírem de sua terra natal em busca de paz. Mesmo no interior dos países há movimentos dessa natureza. Já no Antigo Testamento, a Palavra de Deus nos era dirigida para que cuidássemos dos estrangeiros entre nós. Por exemplo, na hora de ceifar o campo, o estrangeiro era lembrado: “Quando colheres a ceifa em tua terra, não colheras completamente até o extremo limite do teu campo e não recolherás a respiga de tua ceifa. Deixarás isso para o pobre e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, teu Deus!” ( Lv 23,22). Uma das virtudes de Jó é que ele se empenhava em não deixar o migrante sem o conforto de uma refeição, e nunca admitiu que ele passasse a noite desabrigado. Como cristãos, sabemos que tudo o que fizermos por nosso irmão necessitado faremos pelo próprio Cristo. Por isso, além de nos unirmos ao Santo Padre nesta intenção, se nos for dada oportunidade, ajudemos o melhor que pudermos os migrantes.

INTENÇÃO MISSIONÁRIA: Vítimas de guerras e conflitos
No mundo inteiro, constantemente, explodem guerras e conflitos, e se alastram chamas de violência. Poderíamos até pensar que, no Brasil, vivemos tempos de paz, sem guerras. Não é bem assim, temos a violência do tráfico de drogas, da criminalidade impune ( inclusive nas lideranças governamentais e empresariais ) e a guerra do trânsito. Temos perdido mais gente por morte prematura e violenta nessas situações do que outros países em tempo de guerra declarada. Se prestarmos atenção à mídia perceberemos que não há parte do mundo sem notícias trágicas de guerras e conflitos. Os Estados Unidos temem episódios da “guerra do terror” em seu território, e têm jovens americanos morrendo no Iraque e no Afeganistão. Israel vive em estado de sítio, em permanente tensão com seus vizinhos. A Líbia ainda não está em paz, e o Mali, logo no sul, está dividido e em luta. Sim, temos de recorrer com fé e esperança a Jesus, o Príncipe da Paz! Que Maria, Rainha da Paz, sustente nosso empenho para que cessem ódios, rixas e dissensões entre os povos!

OFERECIMENTO DIÁRIO
Deus nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês: para que, as famílias de migrantes sejam amparadas e acompanhadas em suas dificuldades, sobretudo as mães. E que os que sofrem por causa de guerras e conflitos, sejam protagonistas de um futuro de paz..


Fonte:
Bilhetes mensais do Apostolado da Oração no Brasil
Edições Loyola