visitas

quinta-feira, 6 de junho de 2013

07/junho/2013 - 1ª sexta-feira do mês


INTENÇÃO GERAL:  Cultura do diálogo
O  Santo Padre Paulo VI dava grande importância ao diálogo. Uma de suas cartas ao Povo de Deus foi sobre esse tema tão decisivo para a promoção da paz entre as pessoas, no seio das famílias e entre os povos. Temos belos exemplos de diálogo em Cristo: quando ele recebe Nicodemos, para uma longa conversa noite adentro, quando ele provoca a samaritana para o diálogo, que a leva à conversão. Esses e outros exemplos de Jesus influenciaram os apóstolos, quando tiveram uma grande discussão sobre se era ou não necessário obrigar os pagãos convertidos a primeiro se fazerem judeus e, só depois, cristãos. Enquanto discutiam, nada se resolveu, e as cabeças esquentaram e os corações esfriaram. Somente quando Pedro  falou, depois Tiago, todos em silêncio, dando ouvidos, e assim por diante, as cabeças esfriaram e os corações esquentaram e a solução, querida pelo Espírito Santo, surgiu. Da discussão não nasce a luz, do diálogo, sim! O Papa Paulo VI nos lembrava de que para acontecer diálogo, é preciso haver honestidade, boa vontade. Rezemos pela cultura do diálogo entre nós, nas nossas famílias e entre os povos!

INTENÇÃO MISSIONÁRIA: Nova evangelização
Houve tempos em que as famílias iam junto à Igreja nos domingos, as pessoas costumavam fazer sinal da cruz quando passavam diante de uma igreja, e ninguém discutia ao ver um Crucifixo em lugar público ou em repartição. Com o tempo, com os dias lotados de ocupações, com a diminuição das famílias e a solidão, da transmissão de valores em casa, na escola, no ambiente social, a sociedade se tornou mais mundana, secularizada. Hoje, há um ateísmo militante, que quer empurrar para o íntimo de cada qual a liberdade religiosa. A sociedade não deve aceitar nenhuma manifestação religiosa ou influência, pois seria ameaçada de conflitos. Enfim, de um tempo em que a falta de religião era considerada um mal, passamos a uma época em que a religião é tida como um perigo a ser cuidadosamente isolado. Jesus, porém, não acende sua luz, a luz do Evangelho, senão para iluminar a todos. Ele anunciou o Reino de Deus, que não é como o deste mundo, mas é para ser implantado entre nós, nos nossos dias. Por isso, o Papa nos pede que rezemos com ele: a nova evangelização dos povos e culturas é um bem! Comecemos em casa e nas nossas paróquias.

 OFERECIMENTO DIÁRIO
Deus nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês: para que prevaleça entre os povos uma cultura de diálogo, escuta e respeito mútuo. E que nos ambientes onde mais se percebe a influência do secularismo, as comunidades cristãs possam promover com eficácia uma nova evangelização.
 Fonte:
Bilhetes mensais do Apostolado da Oração no Brasil

Edições Loyola





Nenhum comentário:

Postar um comentário